Mix de Marketing - Praça

Hoje vamos falar sobre um assunto importante quando se trata de uma boa estratégia de marketing para você que tem uma loja ou produto específico. Vamos começar a falar sobre a estratégia do segundo P do Mix de Marketing, a Praça.

Praça como o nome sugere é a estratégia abordada para que você defina a localização de seu negócio, entendendo que aquele espaço é apropriado para aqueles que procuram pelo produto que você comercializa. Muitas vezes nos perguntamos sobre o porquê de algumas lojas de bairro não vingarem como lojas encontradas a uma distância maior de nossos endereços, a resposta é simples.
Vamos usar como exemplo sobre a área de informática. Podemos abrir uma loja de informática em nosso bairro, com manutenção e venda de peças para computadores, mas existe uma coisa que possa nos atrapalhar nas vendas que é a diversidade de produtos no local.
O ser humano precisa analisar com cuidado sobre seus produtos e o que ele vai querer de verdade, então ele vai buscar por mais opções e definir qual a melhor opção para que ele compre, então, apesar de ser mais longe, muitas pessoas preferem ir na Santa Efigênia por ter mais opções e caso o cliente lembre de algo mais ou precise de mais peças.
A localização do seu negócio pode ser fundamental para que você cresça e tenha destaque e apesar de pensarmos que tal localização possa ter mais concorrência, aquele hambiente pode ser o ideal para o seu produto se destacar, afinal, as pessoas vão para aquele lugar pensando em produtos como os que você vende, a partir daí, vai depender de suas outras estratégias para fazer com que seu negócio dê certo.
Exemplos de estratégias de praça:

Bairros residências:

• Loja de conveniência;
• Padarias;
• Mercados;
• Açougues;
• Drogarias;

Quando pensamos em um bairro residencial, é muito importante pensarmos em coisas que pessoas que estão em casa querem isso conta com praticidade, conforto e agilidade. Poruitas vezes, estamos cozinhando algo para o jantar e falta algum ingrediente e ter que ir até o supermercado que fica a mais de 1 km de distância, pode ser um atraso, então pensar em ter uma loja de conveniência pertinho de casa é ótimo, assim serve para as drogarias, afinal, já estamos doentes e não queremos fazer nada, então ter longas caminhadas para ter um remédio pode ser um problema.

Bairros comerciais:

• Fastfood;
• Cafeterías;
• Lanchonetes;
• Papelaria;
• Bares;

Quando estamos no trabalho, pensamos em praticidade, quando saímos para o almoço, precisamos comer algo que seja rápido e nós sustente, por isso é sempre bom ter uma lanchonete por perto ou um fastfood, assim, teremos mais tempo para descansar no horário de almoço. Para quem trabalha em escritório, sempre pode faltar uma caneta, um grampo ou até mesmo papel para imprimir aquele arquivo importante, então uma palelarianpode ser fundamental para ajudar nesse quesito. E claro, não poderia faltar aquele bar onde vamos passar nosso Happy Hour depois do expediente de sexta.

Entendeu como funciona mais ou menos a função da estratégia de praça? É entender que a localização do seu negócio é tão importante quanto o produto, apenas achar uma porta mais barata ou em qualquer lugar, não vai te ajudar a ter um negócio de sucesso ou fazer com que seus produtos sejam vistos, analisar onde e o tipo de cliente que frequentam aquele local, pode ser muito importante e decisivo.

Nathan Garcia Correa
@garcianathanc

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